Sono e Humor

Sono e humor podem ser afetados por drogas, situações estressantes e até mesmo barulho excessivo que podem mudar os ritmos e humores diários do corpo. Um horário de vida irregular pode agravar os transtornos de humor. A antiquada cura de repouso do sanatório era eficaz com os “nervosos” porque colocava o paciente em um horário regular de sono, atividades e refeições. Abaixo estão alguns tipos de distúrbios do sono que podem piorar os distúrbios do humor.

sono e humor

Sono e humor péssimo vira insônia

Uma pessoa que sofre de insônia tem dificuldade em iniciar ou manter o sono normal, o que pode resultar em sono não reparador e comprometimento do funcionamento diurno. A insônia inclui dormir muito pouco, dificuldade em adormecer, acordar com frequência durante a noite ou acordar cedo e não conseguir voltar a dormir. É característico de muitos distúrbios mentais e físicos. Aqueles com depressão, por exemplo, podem experimentar sentimentos avassaladores de tristeza, desesperança, inutilidade ou culpa, os quais podem interromper o sono. Os hipomaníacos, por outro lado, podem ser tão excitados que dormir com qualidade é praticamente impossível sem medicação.

Síndrome da Fase Atrasada do Sono

Este é o distúrbio do sono de ritmo circadiano mais comum que resulta em insônia e sonolência diurna, ou sonolência. Um curto-circuito entre o relógio biológico de uma pessoa e o dia de 24 horas causa esse distúrbio do sono. É comumente encontrado em pessoas com depressão leve ou grave. Além disso, certos medicamentos usados ​​para tratar o transtorno bipolar podem interromper o ciclo sono-vigília.

Anormalidades do sono e humor

Anormalidades do sono REM têm sido implicadas por médicos em uma variedade de distúrbios psiquiátricos, incluindo depressão, transtorno de estresse pós-traumático, algumas formas de esquizofrenia e outros distúrbios nos quais ocorre psicose.

Horário irregular de sono-vigília

Esse distúrbio do sono é outro problema que muitos com Bipolar II experimentam e em grande parte resulta da falta de programação de estilo de vida. Abusadores de drogas bipolares e/ou alcoólatras que ficam acordados a noite toda procurando por viciados semelhantes e se envolvem em comportamento de busca de drogas, o que resulta em dormir no dia seguinte, geralmente experimentam o ciclo inverso de sono-vigília.